sábado, 19 de junho de 2010

PROJECTO VALOR

MICAS, CARLOS E CARLA

-Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?-Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.-Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.-Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.
Lewis Carroll -Alice no País das Maravilhas


Projecto VALOR

O Projecto VALOR é composto por diferentes campanhas de sensibilização dirigidas a toda a comunidade ubiana. Aquilo que se pretende é alertar os estudantes, pessoal docente e não docente, consciencializando-os para determinadas realidades e acções.
E porque deve a comunidade ubiana envolver-se neste tipo de projecto? Porque acreditamos que a comunidade tem valor, ou seja, tem mérito, virtudes e talentos que são precisos revelar.
Sabemos que não será durante um ano lectivo que conseguirá alterar hábitos e comportamentos, mas pode-se minimizar os efeitos de uma vida não saudável, por exemplo. O nosso principal objectivo é mostrar que uma vida mais equilibrada leva a uma vida mais positiva. E é o lado positivo da comunidade que queremos trabalhar mostrando que é preciso que a própria comunidade o cultive.
“VALOR” porque queremos que o nosso target aprenda a valorizar-se e a valorizar o outro enquanto ser.
Queremos mostrar que um futuro melhor, mais saudável e mais divertido só depende de cada um de nós.
Os jovens têm tanto em si para valorizar. Cada um de nós faz da sua vida o que quer. É preciso mostrar que há sempre uma saída, uma saída mais positiva, mais feliz.
“VALOR” porque queremos que a comunidade valorize a sua presença na Universidade. Queremos que este projecto ajude a criar sentimentos de pertença, estabelecer uniões, cultivar o gosto por uma vida saudável, positiva. Queremos, também, mostrar que os jovens de hoje não são a geração desinteressada que tanto se fala. Ser jovem é ser criativo, aproveitar as oportunidades, sem intermediários, como os vícios.
O slogan deste projecto é “Tudo por ti.” Queremos mostrar a cada um dos elementos da comunidade ubiana que é indispensável preservarem a sua existência, vivendo de um modo saudável, equilibrado e solidário. Mas “Tudo por ti” também terá um outro significado e interpretação por parte da comunidade: remete, também, para o facto da universidade fazer tudo pela comunidade, mais propriamente pelos estudantes. O termo “Ti” remete para um comunicação mais informal, mais interpessoal, que dá a ideia da preocupação que Universidade tem com cada um dos seus elementos.
O logótipo utilizado será a representação de um sol. E porquê um sol? Porque queremos que o nosso projecto esteja associado à vida; porque sol é fonte de vida, de calor (humanização e solidariedade) e luz (criatividade e alegria).

Parceiros no Projecto VALOR

Externos:

Centro de Saúde da Covilhã
Clínicas Persona
Clube de Campismo e Caravanismo da Covilhã – secção de montanhismo


Internos:

Associação Académica
Gip
Faculdade de Ciências da Saúde
Departamento de Comunicação e Artes
Serviços Sociais – bar

- Todos os parceiros foram contactados e aceitaram colaborar no Projecto VALOR

Cronograma
Anual – de Outubro de 2005 a Maio de 2006


Acções Contínuas: (ao longo de todo o ano lectivo)

- Anúncios Projecto Valor
- Blog
- Alimentação Saudável
- Assessoria de imprensa

Acções pontuais – (todas as acções tem ligação, são partes de um todo que visa aprofundar a ideia de vida saudável)

Mês de Outubro


Calendário Semanal


Semana 1 - de 3 a 9

Semana 2 - de 10 a 16

Semana 3 - de 17 a 23

Semana 4 - de 24 a 30


Acções
Dia 3:
- Anúncios Projecto Valor
- Colocar o blog online


Do dia 17 a 21:
Rastreio aos pulmões
(Pólo I – Ao pé do Bar)
Dia 24 e 25:
Rastreio Pulmões (Pólo Ernesto Cruz)
Dia 26 e 27:
Rasteio Pulmões (Pólo das Engenharias)

Mês de Novembro


Calendário Semanal


Semana 5 - de 31 a 6

Semana 6 - de 7 a 13

Semana 7 - de 14 a 20

Semana 8 - de 21 a 27


AcçõES
A partir do dia 21:
Anúncio a pedir voluntários para o banco alimentar contra a foME
Mês de Dezembro


Calendário Semanal


Semana 9- de 28 a 4

Semana 10 - de 5 a 11

Semana 11 - de 12 a 18

Semana 12 – de 19 a 25

Semana 13 - de 26a 1


Acções
Dia 28:
Divulgação por folhetos – recolha de livros e brinquedos
Dia 2:
Inicio da recolha dos livros e brinquedos

Recolha dos livros e brinquedos toda a semana
Dia 16:
Fim da recolha dos livros e brinquedos - recolha e selecção pelo GRUPO

Natal

Mês de Fevereiro


Calendário Semanal


Semana 18 - de 30 a 5

Semana 19 – de 6 a 12

Semana 20 – de 13 a 19

Semana 21 – de 20 a 26


Acções
Dia 21:
Anúncio do Concurso de Fotografia – aceitam-se fotos até ao fim do mês de Março

Mês de Março


Calendário Semanal


Semana 22 – de 27 a 5

Semana 23 – de 6 a 12

Semana 24 – de 13 a 19

Semana 25 – de 20 a 26

Semana 26 – de 27 a 2


Acções


Carnaval
De 6 a 10:
Medição da gordura corporal – clínica Persona. Pólo I – Perto do Bar
Dia 13 e 14:
Medição gordura – Pólo Ernesto Cruz
Dia 15 e 16:
Medição gordura – Pólo EngenhariaS

Mês de Abril


Calendário Semanal


Semana 27 – de 3 a 9

Semana 28 – de 10 a 16

Semana 29 – de 17 a 23

Semana 30 – de 24 a 30


Acções
Dia 3:
Resultados do Concurso de Fotografia e Exposição das melhores Fotografias – até dia 23.
Dia 8:
Caminhada “RESPIRAR”
Mês de Maio

Calendário Semanal

Semana 31 – de 1 a 7

Semana 32 – de 8 a 14

Semana 33 – de 15 a 21

Semana 34 – de 22 a 28


Acções

De 8 a 12:
Medição de Açúcar e Tensão – Pólo I ao pé do Bar
Dia 15 e 16:
Medição – Pólo Ernesto Cruz
Dia 17 e 18:
Medição Pólo das Engenharias
Descrição das Acções

Lançamento do Projecto VALOR:

Recepção no Bar:
O projecto VALOR irá ser lançado no dia 3 de Outubro (segunda-feira) através da afixação de cartazes nos sítios estratégicos definidos (em todos os pólos, cantinas, snacks e residências da UBI) e através de uma recepção aos jornalistas no Bar do Pólo I.
Nesta recepção, os jornalistas são convidados a experimentar alguns dos hábitos saudáveis que vamos cultivar na UBI, nomeadamente as sopas e as frutas. Este convite servirá de pretexto para explicar aos jornalistas, de um modo informal, quais os objectivos do projecto VALOR e dar a conhecer as acções que irão decorrer ao longo do ano lectivo 2005/2006.
Os jornalistas poderão abordar, sempre que quiserem, de forma livre, o responsável das Relações Públicas. Este deverá estar previamente preparado para qualquer tipo de questões que os jornalistas coloquem. Deverá ser conhecedor de tudo o que envolve o projecto.
As sopas serão confeccionadas por uma das cantinas dos SASUBI e transportadas para o bar. Nesta recepção os jornalistas poderão experimentar várias sopas: sopa de cenoura, sopa de legumes, creme de alho francês e canja de galinha. Poderão ainda experimentar sumos naturais e fruta que estará disposta de uma forma criativa.
O Gabinete de Relações Públicas deverá contactar previamente o Centro de Emprego e Formação Profissional para solicitar alguém especializado em hotelaria para trabalhar a fruta de forma criativa.
Sendo a Universidade da Beira Interior e o Centro de Emprego e Formação Profissional instituições estatais, este serviço não terá qualquer custo para a Universidade.
Será distribuída aos jornalistas uma pasta com toda a documentação a explicar o Projecto VALOR.
Informação aos jornalistas:
- Comunicado de imprensa: definição do projecto valor, apresentação e explicação do logótipo e do slogan.
- Calendarização das acções.

Fase inicial:
Blog:

Irá ser colocado on-line um Blog (diário digital) com o mesmo nome do projecto: Projecto VALOR.
No primeiro post será descrito o Projecto VALOR e os seus objectivos. O logótipo da campanha será o cartão de visita do site.
À medida que as acções forem decorrendo todos os visitantes poderão deixar comentários/sugestões e, estes, poderão ser vistos por todos aqueles que o visitarem também. Deste modo, podemos avaliar o feedback das campanhas através do número de visitas efectuadas e através dos comentários deixados.
As acções inseridas neste projecto irão ser descritas no Blog à medida que vão sendo implementadas.
O Blog irá ser publicitado logo na fase inicial de implementação do projecto, através de cartaz publicitário. Este irá conter somente o logótipo do projecto e o endereço electrónico do site.

A comunicação do blog é feita através dos anúncios iniciais do Projecto VALOR.
Alimentação Saudável:

Uma das preocupações deste projecto prende-se com os hábitos alimentares da comunidade ubiana, principalmente com os hábitos dos estudantes. Sabendo que muitos dos estudantes passam a sua hora de almoço no bar, é fácil percebermos que acabam sempre por comer qualquer coisa lá. Sabemos, também, que o bar não vende comida saudável. Basta olharmos para as prateleiras e vitrinas e vemos chocolates, panikes, bolos, batatas fritas e refrigerantes, entre outras comidas com elevado teor calórico. Mesmo que se queira comer alguma coisa saudável não se pode escolher.
Porque o Projecto VALOR se preocupa com a sua comunidade, pretende cultivar o gosto por uma alimentação saudável. Deste modo, a sopa fará parte da lista de alimentos dos bares, assim como a fruta (laranja, maçã, pêra, pêssego, banana e kiwi). Porque as sopas e frutas são ricas em nutrientes e vitaminas e porque é fundamental ter uma alimentação saudável para viver melhor. Evitam-se assim riscos no futuro.
Todos os dias haverá uma sopa diferente e os tipos de fruta acima descritos. Porque todos os dias são dias de sopa na UBI.
A sopa será confeccionada nas cantinas dos SASUBI e trazidas para o bar do pólo I (esta acção vai incidir só neste pólo porque nos restantes pólos com bar, já são servidas refeições). Assim, não se colocam problemas de falta de espaço nesse bar para confeccionar a sopa.
O preço a cobrar pelos novos produtos deverá ser estipulado pelos SASUBI.
Serão afixados cartazes no próprio bar do pólo I. São estes que vão dar a conhecer a “escolha saudável” do bar.
Spot de rádio (RUBI)

Come a Sopa UBI

Música: tradicional portuguesa Come a papa, Joana come a papa!
Letra: Projecto VALOR

Come a sopa UBI come a Sopa.
Come a fruta UBI come a Sopa.

Voz institucional: Se estás farto de comida que só sabe a plástico, procura no teu bar a escolha saudável. Valoriza o que comes!

Assessoria de Imprensa:

Meios:
Internos – Tubi, Rubi e Urbi et Orbi
Externos – Media Regionais (Jornais e Rádios locais)

Inicio da Campanha:
Convite para a recepção no Bar
Reunião informal – Relações Públicas disponível para conversar com os jornalistas.
Entrega da informação aos jornalistas – press release.

Assessoria nas diferentes acções:

Rastreio aos Pulmões:

Rastreios: o que são?
Trata-se de um teste equivalente ao que mede o nível de álcool no sangue, uma vez que, também aqui o fumador terá de expirar para um aparelho de medição, ficando imediatamente a saber o valor do seu nível de monóxido de carbono no sangue.
O que é o Monóxido de Carbono?
É um químico que ao ligar-se à hemoglobina forma um composto chamado carboxi-hemoglobina que dificulta a oxigenação do sangue privando alguns órgãos de oxigénio.
Porquê Fazer?
Este diagnóstico permite saber o grau de intoxicação. Caso os resultados ditem um nível mais elevado, o indivíduo será orientado sobre as medidas aconselháveis a adoptar. Poderá ainda obter informações sobre as Consultas de Desabituação Tabágica, e outros conselhos importantes para o ajudar a deixar de fumar.
Quem Faz?
Nos vários pontos de rastreio vão estar técnicos de saúde que irão auxiliar todos os interessados em efectuar o teste e esclarecer todas as dúvidas que possam surgir.

Spot de Rádio:
(RUBI)

Música: Amanhã de manhã, das Amarguinhas.
(a música pode ser tocada com os seguintes acordes em guitarra clássica: DÓ, FÁ e SOL)
Letra: Projecto VALOR

Fecha a boca
Que só sai fumo
Deita fora o cigarro.
Faz o teste
Aos teus pulmões,
Pr’a veres o teu catarro.

Já ‘tou farta do cheiro que deitas
Das nuvens pretas que estão sempre feitas,
Já não dá, pr’a aturar.

Vais fazer o teste
E eu vou estar a ver
Vou-te azucrinar
Vais ter de aprender

Que o cigarro mata
Mata-te a ti
Mata toda a gente
Mata toda a UBI

Voz institucional: Valoriza os teus pulmões. Faz o teste


Medição da gordura corporal

Em parceria com a Clínica Persona
Existe já uma parceria entre a Clínica Persona e a Universidade da Beira Interior. Vamos aproveitar esta parceria para procedermos à medição dos níveis de gordura corporal. Sabemos que nos nossos dias a preocupação com a imagem é uma realidade, mas queremos aliar esta preocupação a uma outra ainda mais relevante, a saúde. Deste modo, as pessoas irão conhecer se têm ou não excesso de gordura (e peso) e qual o peso ideal que deveriam ter.
O método de medição consiste na aplicação de quatro sensores na mão e no pé. De seguida, faz-se um diagnóstico computorizado sobre a percentagem e o peso da massa magra, água e gordura corporais. É com base neste diagnóstico que é possível determinar quais os desequilíbrios e insuficiências existentes no organismo.


Spot de rádio (RUBI)

Música: O corpo é que paga, de António Variações
Letra: Projecto Valor


Quando a cabeça não tem juízo
Quando tu comes mais do que é preciso
O corpo é que paga
O corpo é que paga
Tens de parar, tens de parar
Tu andas a abusar
Só queres comer, só queres comer
Peso tens de perder.

Voz institucional:
Pedido de Voluntários para o banco alimentar contra a fome:

Ajudar o próximo é valoriza-lo, valorizando também nossa própria existência. Numa zona em que a pobreza é uma realidade, queremos aumentar o número de voluntários para o pedido que se efectua todos ao anos na altura do Natal para o banco alimentar contra a fome.

Anúncio


Recolha de livros e brinquedos:

Em parceria com o Gabinete de Psicologia da Universidade da Beira Interior
Esta campanha tem como objectivo a angariação de brinquedos/livros para os distribuir a crianças desfavorecidas da zona da Covilhã. Será uma campanha realizada em parceria com o Gabinete de Psicologia da universidade, uma vez que este Gabinete promove acções dirigidas à comunidade externa.
A campanha decorrerá no mês de Dezembro dada a aproximação à época natalícia. Nesta altura, sabemos pelo conhecimento comum, que as pessoas estão mais abertas a questões ligadas à solidariedade social, principalmente se essa solidariedade for dirigida a crianças.
A ideia a passar é apresentar a alegria que uma criança (que ainda por cima é desfavorecida) sente quando recebe uma prenda. Por mais simples que ela seja terá sempre valor para ela. Deste modo, pretendemos ajudar as crianças carenciadas a terem um natal mais feliz. A comunidade ao ajudar sentir-se-á bem, pois está a valorizar o seu lado bom.
A divulgação desta campanha irá ser trabalhada através de panfletos, cartazes e do blog (inserir data). Assim, pretendemos que seja entregues na AAUBI (inserir data), quer na sua sede ou nas suas filiais, brinquedos, jogos e livros usados, mas em bom estado de conservação. Posteriormente, (inserir data), todo o material recolhido deverá ser entregue ao Gabinete de psicologia para que se possa proceder à sua selecção e entrega à instituição já referida.
Anúncio

Concurso de Fotografia

Pretendemos apelar à criatividade da comunidade ubiana.
Queremos mostrar momentos felizes da comunidade, mostrando, assim, o lado feliz da vida: a amizade, o amor, as festas etc.


Regulamento do Concurso:

Concurso de Fotografia: AS FORMAS DA ALEGRIA
O Concurso "AS FORMAS DA ALEGRIA" é uma iniciativa promovida pela UBI (quem promove), no âmbito do Projecto VALOR.

Objectivos do Concurso
O Concurso de Fotografia tem como objectivos:
Promover a participação de todos os interessados pelo tema “AS FORMAS DA ALEGRIA”, pelo estilo de vida saudável e pela natureza, todos os alunos e pessoal docente e não docente da Universidade da Beira Interior.
Estimular a imaginação dos participantes;
Permitir aos participantes expor os seus trabalhos fotográficos e o seu potencial artístico;

Tema do Concurso
O tema do concurso é "AS FORMAS DA ALEGRIA", e as fotografias apresentadas terão de ter obrigatoriamente uma ligação ao olhar positivo da vida e do mundo.

Quem pode concorrer
Podem concorrer todos os estudantes, pessoal docente e não docente da Universidade da Beira Interior
Mecânica do Concurso

Data do Concurso
A recepção dos trabalhos começará dia 21 de Fevereiro de 2006 e será até fim do mês de Março de 2006 no Atelier de Artes gráficas, na Associação e ….
Os trabalhos considerados válidos serão avaliados por um júri escolhido previamente, durante o mês de Janeiro de 2006.

Características dos trabalhos
As fotografias deverão ser apresentadas no formato 15 x 20 cm.
A acompanhar a fotografia deverá ser entregue uma folha, com os seguintes elementos identificadores do concorrente: nome, morada, código postal, telefone, e-mail e profissão;
As fotografias devem vir identificadas no verso com nome e data;
As fotografias terão de estar subordinadas ao tema "AS FORMAS DA ALEGRIA";
Juntamente com as fotografias, deverá ser enviado um documento, devidamente assinado e reconhecido autorizando a exposição das mesmas na exposição que começa dia 10 de Abril;
Os concorrentes poderão participar no Concurso, com mais do que uma fotografia, até ao limite de cinco.

Critérios de apreciação
Serão seleccionadas as fotografias que melhor transmitirem o tema e cuja qualidade de imagem seja melhor.
Júri
O Júri será composto por 3 elementos:
Docente Frederico Lopes (Professor de Fotografia na Universidade da Beira Interior)
Docente Afonso xxx (Professor de Design na Universidade da Beira Interior)
Presidente da Associação de Estudantes da Universidade da Beira Interior

Cabe a este júri seleccionar as 3 (três) melhores fotografias subordinadas ao tema "AS FORMAS DA ALEGRIA".
Cabe ao júri decidir sobre a resolução de qualquer caso omisso no presente regulamento.

Divulgação dos Resultados
No dia 3 de Abril de 2006 será publicado no nosso blog e comunicado aos vencedores quais as fotografias vencedoras do concurso.
Os melhores trabalhos serão expostos no Pólo I (ao pé do Bar) – do dia 3 a 23 de Abril de 2006

Prémios
Os prémios são atribuídos pela zzzz e entregues dia 23 de Abril de 2006, no encerramento da exposição.
Serão atribuídos 3 (três) prémios:
1º Classificado – 100euros
2º Classificado – 50 euros
3º Classificado – 25 euros

Disposições finais
A participação neste concurso implica a concordância com os termos do presente regulamento.
Os trabalhos apresentados ao júri poderão ser utilizados exclusivamente pela Comissão Organizadora do evento "xxx".
Os organizadores deste concurso não se responsabilizam por qualquer extravio ou dano causado durante o transporte, depósito ou apresentação pública dos trabalhos.
Para o esclarecimento de qualquer dúvida, os interessados deverão contactar o yyyyo, cujo contacto é 275XXX
Caminhada - Respirar:

Em parceria com o Clube de Campismo e Caravanismo da Covilhã – secção de montanhismo
Publicidade anti-tabaco (mostrar que o tabaco condiciona a capacidade respiratória dos fumadores, fazer a associação fumador/ar puro na serra/actividade desportiva); Incentivar a participação nas caminhadas.
Através de cartazes iremos apelar para a prática desportiva na serra. O Clube de Montanhismo já tem rotas pré definidas com determinados níveis de dificuldade. O nível de dificuldade da rota escolhida será nível baixo.


Anúncio


Medição da tensão e dos níveis de açúcar no sangue:

Em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde
Porque a saúde da nossa comunidade é uma questão importante para nós, vamos fazer questão de mostrar esta preocupação. Aproveitando os recursos técnicos e humanos (alunos que se vão revezando) que esta Faculdade possui, vamos proceder à medição da tensão arterial e do nível de açúcar no sangue.
Esta medição irá ser efectuada nos pólos mais frequentados da Universidade.

Budget

Concurso de Fotografia: 175 euros (prémios)
Assessoria: 255 euros (objectos)

Avaliação

Sem comentários:

Enviar um comentário