Através do investimento na compra do espaço3 tipos de objectivos:
ü Notoriedade à fazer saber (dar a conhecer) à atingir exclusivamente impacto
Objectivo estrutural que está omnipresente: n há pub sem notoriedade
ü Imagem à fazer aderir à objectivo problemático: envolve muitos recursos materiais/humanos
que podem ser incompatíveis c/ os objectivos empresariais
criação de 1 identidade natureza comercial
“ corporativa
1- a imagem tem de ser coerente c/ os objectivos da empresa óassociada aos seus próprio valores
2- “ “ “ “ “ positiva ó deve proporcionar sinergias positivas (gerar um goodwill)
ü Rendimento à fazer agir àos planos operativos tem por obrigação apresentar uma capacidade
performativa
desencadear condutas
ESTRUTURA SUBJACENTE A QUALQUER OBJECTIVO DE COMUNICAÇÃO
1- INTENÇÃO à meta que se pretende atingir
2- PROPORÇÃO
3- PRAZO
1- INTENÇÃO ó Aspectos:
ü Deverão ser quantificáveis na medida do possível
ü Objectivos claros e precisos (sobretudo para a imagem)
ü Devem ser mensuráveis e realistas
DIFERENTES INTENÇÕES PARA CADA OBJECTIVO DE COMUNICAÇÃO
a) intenções inerentes ao RENDIMENTO à medem-se em volumes do comportamento à n.º de pessoas que desenvolvem
1 determinada conduta:
- comercial
- votos/campanhas
- social
OBSERVAÇÕES: o Rendimento implica q no diagnóstico empresarial se domine qual o contributo da variável
comunicacional no âmbito de outros recursos de natureza empresarial
b) intenções a propósito da NOTORIEDADE exposição da msg à Saber até q ponto a campanha retem atenção
a intenção remete para os níveis de recordação àRetenção dos conteúdos
da mensagem
· Define-se através de 3 medidas à Índices de notoriedade
ü NOTORIEDADE ASSISTIDA: n.º de pessoas que recordam a marca a partir de 1 lista de marcas
ü TOP OF MIND: 1ª marca citada espontaneamente
ü NOTORIEDADE ESPONTÂNEA: a marca só é recordada a partir de 1 lista de marcas inerentes em que a
marca recordada se insere
c) intenções inerentes à IMAGEM
v Estabelecimento das representações segundo as quais o produto é associado
2- PROPORÇÃO
à corresponde à objectivação da intenção à quantificação das intenções
CATEGORIAS:
a) quantifica em termos de percentagens top of mind
b) qual o volume dos comportamentos q pretendemos atingir pela campanha
c) quais as variantes q pretendemos associar à marca
3- PRAZO
à período inerente à implementação das intenções
v a notoriedade e o rendimento são intenções que exigem prazos + curtos
v a imagem exige médio e longo prazo
ALVOS DE PUBLICIDADE
ü pessoas a quem se pretende comunicar publicitaria/
ü destinatários da estratégia de pub
ü alvo geral # núcleo do alvo à alvo prioritário/ alvo restrito
conjunto de pessoas que podem ser atingidas pela msg
NOTA: a # está na margem de desperdício comunicacional --------» há pessoas que têm mesmo de ser atingidas
ALVO GERAL:
v os não utilizadores do produto 1- os que nunca usam o produto
2- os que não usam o produto pq receiam os resultados (ex: companhias aéreas)
v os utilizadores do produto 1- os utilizadores frequentes
2- os utilizadores pontuais
Cada 1 destes alvos remetem para #s estratégias de Publicidade
v estratégias de desenvolvimento extensivo à não conhecem o produto
ü tem por função desenvolver 1 mercado na sua globalidade
ü relacionadas com produtos novos
ü incidem sobre todos os potenciais consumidores desse mercado (o mercado é novo)
v estratégias de desenvolvimento intensivo àjá conhecem o produto mas por alguma razão não o consomem
ü atitudes negativas sobre o produto ó pré-disposições negativas
ü predisposições positivas mas não desenvolvem comportamentos conformes
ALVOS UTILIZADORES: usam frequente/ o produto mas nem sempre a mesma marca não há 1 fidelização do cliente
Como fidelizar?
àatravés de estratégias concorrenciais
àcativar clientes de outros
OS QUE USAM PONTUALMENTE A MARCA: não hesitam em mudar de marca a partir de determinados tipos de
estímulos
estratégias de fidelização
Os alvos podem ser pensados a partir da forma que caracterizam a sua utilização
Ø alvo de comunicação à + abrangente mas por razões estratégicas pode ser importante restringir o alvo de
comunicação
à engloba o alvo de Marketing e é constituído por outros segmentos de indivíduos
líderes de opinião, prescritores, influenciador
públicos relativa/ ao discurso
por vezes obrigam a estratégias fora dos media:
- two steps flow ir 1º aos líderes de opinião
e depois aos consumidores
Ø alvo de Marketing à consumidores reais ou potenciais do produto
à sobretudo consumidores
Os alvos raramente são homogéneos à são constituídos por múltiplos segmentos de agentes sociais que
devem ser ponderados no âmbito da estratégia comunicacional
§ Cada 1 desses subconjuntos desempenha 1 papel #
§ Deve-se ponderar a categoria desse alvo e ver qual o seu papel no processo de decisão:
- cívica
- política
- comercial
§ Para escolher o alvo é necessário responder às seguintes questões:
1- Quem influencia as decisões de compra?
2- Quem real/ decide?
3- Quem compra?
4- Quem usa?
5- Em que medida é a mesma pessoa/indivíduos #s? (se o são, quem são?)
6- “ “ “ estas pessoas decidem/comprem/usam/ podem ser sensíveis à comunicação?
São todos influenciadores
Caracterização de alguns alvos
§ INFLUENCIADOR: alguém que pode agir sobre os comportamentos dos outros consumidores através da criação de
pré-disposições.
à não decidem, criam ambientes ……………………………. Que influenciadores há?
1) Utilizadores à usam o produto mas não o compram.
àTêm a capacidade de pressionar o decisor
2) Prescritores à capacidade de decidir (ex: médico/professor)
3) Conselheiros ou Preconizadores à influencia o comprador
à dá 1 opinião (que pode ser forte)
à sugere mas não é tão forte como os prescritores
4) Distribuidores àconseguem influenciar o consumo, à decisão de compra conforme o produto está disposto no ponto
de venda
5) Influenciadores Institucionais à alertam negativa/ o comprador para o risco de determinados produtos
Ex: Deco/Pró-teste
6) Líderes de Opinião à função relacionada com a posição social
à agentes activos do “passo a palavra”
à pessoas fanáticas por 1 determinada temática
Pertinência dos InfluenciadoresÉ importante avaliar nos alvos os processos de influência no seio da família
na compra há quase que 1a divisão:
· Compra autónoma à s/ influencia de ninguém no seio da família no âmbito da segmentação é importante perceber
quem é o influenciador
· Influência dominante à um domina + que outro no seio da família
Divisão de influências dominantes:
· o homem influencia a compra da casa
· a mulher “ “ “ “ alimentação
· os filhos “ “ “ “ roupa
v Os papeis na compra variam consoante o tipo de produtos, nomeadamente c/ para grau de envolvimento e de risco percebido em relação ao consumo do produto
v Este processo de influencia dominante varia de acordo c/ as fases inerentes ao processo de compra
FASES:
1- Reconhecimento do problema e da necessidade
2- Pesquisa de informação
3- Avaliação e escolha final
Critérios de descrição dos alvos
A definição dos alvos depende de 2 parâmetros:
1- Qual a função da pub na resolução do problema empresarial/comercial
Será que a Publicidade influencia real/ a decisão de compra?
2- Qual é o processo de decisão do consumidor?
EXEMPLO: PRP à porque é que os peões são imprudentes?
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