sábado, 19 de junho de 2010

PUBLICIDADE, BBDO E CAMPANHA DE PREVENÇÃO RODOVIÁRIA

Numa sociedade em que o consumo é rei a Publicidade está em voga. Permite a criação de marcas, personalidades e acontecimentos. Dirigida a determinados segmentos de população, a Publicidade tem a capacidade de influenciar comportamentos e de induzir atitudes. Os suportes colocados estrategicamente na rua, nas revistas e jornais, os anúncios televisivos, os spots de rádio, o mailing na caixa dos correios, a Publicidade no ponto de venda – tudo em Publicidade comunica.
A Publicidade não se limita à apresentação dos suportes, engloba tudo aquilo que implica essa apresentação, todo o trabalho que é idealizado e realizado no âmbito da sua implementação no terreno. Tudo tem de ser pensado ao pormenor: quem define onde deverão ser colocadas as mensagens publicitárias; em que meios; em que altura; com que frequência; qual o valor do investimento recomendado e, o porquê destas razões. Estas funções são atribuídas a uma agência de Publicidade, entidades quase que secretas, que muitas vezes passam despercebidas aos olhos dos alvos da Publicidade.
Mas afinal como fazem e o que fazem as agências de Publicidade? Este trabalho permite dar a conhecer como se processa todo este percurso que vai muito mais para além do que foi citado. Tudo para nós foi novidade pois tivemos que contactar uma agência de publicidade – a BBDO, para podermos analisar as diferentes fases de uma campanha publicitária.
Tendo conhecimento que uma campanha publicitária pode ser de índole comercial ou de índole não comercial, o grupo escolheu uma campanha publicitária de índole não comercial. Trata-se da campanha “Paz na estrada” sob o lema “É melhor parar por aqui” levada a cabo pela Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP). A campanha publicitária é chocante e apela à consciencialização quer dos peões quer dos condutores, embora se dirija fundamentalmente aos peões. É, sem dúvida, uma campanha de cariz social já que pretende a redução de peões mortos por ano até 2010. Nesta acepção a campanha é composta por quatro testemunhos chocantes de familiares de pessoas envolvidas (pais e filhos) que foram atropeladas quando circulavam em passadeiras ou fora delas. Há ainda um quarto testemunho de um jovem que atropelou um peão fora da passadeira, provocando a sua morte que narra todo o trauma por que passou desde esse momento. Nas estradas portuguesas, um pouco por todo o país, surgem imponentes outdoors que mostram um peão a tombar numa passadeira e que se destacam pelo amarelo vivo usado e pelo headline – É melhor parar por aqui.
A campanha publicitária tem por objectivo a prevenção dos acidentes rodoviários e a redução da gravidade das suas consequência. No fundo, o que se pretende com a presente campanha é uma espécie de formação e informação dos utentes, apelando à sua atenção e prudência no que diz respeito à travessia nas vias. Por tudo isto, a campanha pretende corrigir a conduta perigosa dos condutores e dos peões.

A Agência de Publicidade
BBDO

De acordo com a Associação Portuguesa das Agências de Publicidade (APAP), no artigo 2.º do Regulamento Técnico « consideram-se Agências de Publicidade as sociedades constituídas de acordo com a lei geral, tendo por objectivo exclusivo o exercício da actividade publicitária e que disponham, para efeito, de organização e colaboradores de reconhecida competência profissional, capazes de assegurar a vários clientes, simultaneamente, um serviço de qualidade, nos campos de análise de marketing, da concepção e criação, da planificação, da compra e controlo de campanhas de publicidade.» Assim, devemos considerar à existência de pessoas devidamente preparadas para essas funções e dar importância à sua formação técnica por um lado, e considerar a prestação de um serviço de qualidade numa área específica, a comunicação publicitária a vários clientes, por outro.

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